Metodologia TCC

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Metodologia TCC
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Metodologia TCC

Veja como fazer a Metodologia TCC de forma fácil e simples. Neste artigo vamos ensinar o passo a passo para se fazer a metodologia TCC.

A maior dificuldade de qualquer estudante que realiza pesquisas de naturezas acadêmica ou científica é saber como formatar o seu projeto de pesquisa.

A elaboração de gêneros científicos requer uma padronização ou normatização que, no Brasil, segue o modelo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Normatizar um artigo, uma tese ou um projeto de pesquisa, por exemplo, é considerado por grande parte dos estudantes como a pior parte da elaboração de um projeto científico, porque, de fato, requer paciência, tempo e, muitas vezes, um investimento financeiro (caso o aluno opte por contratar uma empresa ou pessoa especializada no assunto para formatar todo o trabalho).

 

Metodologia TCC – Como elaborar o Projeto de Pesquisa

Metodologia TCC Pronto
Metodologia TCC Pronto

Veja abaixo um passo a passo pronto de Metodologia TCC a forma correta de fazer um projeto de pesquisa:

1. Capa

Parte externa do projeto de pesquisa, que contém informações de identificação do trabalho científico. Deve possuir as seguintes estruturas:

  • Nome da instituição (centralizado, em letras maiúsculas, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 14.
  • Nome(s) do(s) autor(es) em letras maiúsculas, tamanho 14.
  • Ao centro da página, título do trabalho e subtítulo (se houver) em negrito com letras maiúsculas, em tamanho 16.
  • Na parte inferior da página, a cidade e o ano com letras maiúsculas e tamanho de fonte 14.

2. Folha de rosto

Vem imediatamente após a capa e apresenta elementos mais específicos para a identificação do trabalho. Deve possuir as seguintes estruturas:

  • Nome do(s) autor(es) em letras maiúsculas e fonte tamanho 14.
  • Título e subtítulo do trabalho (se houver) em negrito, letras maiúsculas e fonte tamanho 16.
  • Informações sobre o trabalho: nome da instituição a qual será submetido o projeto, área de concentração, professor orientador. Tais informações deverão ser redigidas em fonte tamanho 12 e com alinhamento do meio para a direita.
  • Local e data centralizados, em letras maiúsculas e fonte tamanho 14, localizados na parte inferior da página.

3. Ilustrações, tabelas

São elementos opcionais. Deverão conter todas as ilustrações e tabelas apresentadas no decorrer do projeto sinalizadas com a sua localização (página).

4. Lista de abreviaturas

Elemento obrigatório. Deve conter todas as siglas e abreviações e seus respectivos significados.

5. Sumário

É onde aparecem as divisões do trabalho, os capítulos e as seções.

  • Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas. A numeração só é colocada a partir dos elementos textuais (ex. introdução, desenvolvimento e conclusão) em algarismos arábicos.

6. Introdução

Deve conter elementos como:

Problema de Pesquisa:

Toda pesquisa científica, como foi dito anteriormente, parte da formulação de uma ou mais perguntas. O problema de pesquisa tem que, essencialmente, ser uma pergunta, devendo, também, ser empírico (ou seja, baseado na experiência e na observação e não em percepções pessoais), preciso (nada de perguntas vagas ou muito “viajadas”, ok?), delimitado a uma dimensão viável (quanto maior a dimensão da pesquisa, menor é a precisão das informações coletadas) e, claro, solucionável.

Hipóteses:

Segundo Gil (2009), hipótese é “a proposição testável que pode vir a ser a solução do problema”. Nada mais é do que a suposição de coisas que podem responder ao problema de pesquisa. Ao final do projeto de pesquisa, a hipótese deverá ser negada ou comprovada.

Objetivos:

Deve responder a pergunta “para quê?”, devem ser claros e precisos e discriminados com verbos no infinitivo, que determinam ação. Deve conter um objetivo geral (mais amplo, é o propósito geral da pesquisa) e objetivos específicos. O objetivo é a meta do seu trabalho, é aonde o pesquisador quer chegar com a pesquisa. Dica: use verbos como “descobrir, analisar, discutir, esclarecer, procurar, realizar, medir, produzir, localizar, diagnosticar, etc”.

Justificativa:

Responde a pergunta: “por quê?”. Qual a importância da pesquisa nos âmbitos teórico, metodológico e/ou empírico? Inclua fatores que determinaram a escolha do tema de estudo e das referências, por exemplo.

7. Referencial Teórico

É o que sustenta a pesquisa, uma vez que possui toda a fundamentação teórica. Valorize os conhecimentos já produzidos pela humanidade ou por cientistas. Deve incluir fontes provenientes de livros, pesquisa em internet ou em outros meios de informações disponíveis no mercado.

8. Metodologia

Deve constar todos os procedimentos que serão utilizados na pesquisa, como, por exemplo:

  • Tipo de pesquisa: é de natureza exploratória, descritiva ou explicativa?
  • População e amostra: informações sobre o universo a ser estudado.
  • Coleta e análise de dados: quais as técnicas que serão utilizadas para coletar dados (questionários, entrevistas, observação, experimento…)? Descreva todas as informações obtidas de maneira clara e precisa.
  • Deve ser minuciosa e extremamente detalhada.

 

9.  Recursos

Quais os equipamentos necessários para a realização da pesquisa? Descreva-os! (câmeras de vídeo, material de laboratório, cartazes…)

10. Cronograma

Estabeleça metas e prazos. Refere-se ao “quando” da pesquisa. Faça uma tabela que informe a atividade a ser realizada, o responsável e o dia que deverá ser feita a parte da pesquisa.

11. Referências

Listagem em ordem alfabética de todas as fontes de pesquisa utilizadas durante a elaboração do projeto. Podem ser utilizados livros, jornais, revistas, dicionários, internet, artigos científicos… Deve-se enfatizar que, para cada tipo de referência, há uma organização padrão determinada pela ABNT.

12. Apêndice

O apêndice é um elemento opcional do projeto de pesquisa, que possui um conteúdo elaborado pelo próprio autor e visa a melhor compreensão do projeto científico.

13. Anexos

Elemento opcional, com conteúdo e material elaborados por terceiros, que servem para embasar a pesquisa científica.

Seguindo os passos acima, você poderá organizar melhor o seu projeto de pesquisa. São muitas dicas e normas, mas, com o tempo, a elaboração de projetos fica mais fácil e você consegue, de forma mais rápida e eficiente, elaborar um projeto científico de qualidade!

 

Metodologia TCC Pronto

Se você procura Metodologia TCC Pronto saiba que dificilmente um modelo de metodologia TCC pronto irá servi para o seu trabalho acadêmico.

O que importa mesmo é que, para descrever a Metodologia do TCC, você precisa:

Entender que a Metodologia do TCC é a descrição do seu processo de pesquisa, ou seja, COMO você pretende fazer a sua pesquisa.

E, para apresentar a Metodologia do TCC, você precisa considerar 3 Passos:

  1. TIPO DE PESQUISA – a natureza da sua pesquisa, ou seja, se ela éexploratória, descritiva ou explicativa.
  2. FONTES – onde e como você vai buscar suas informações e referenciais.
  3. RESULTADOS – se você vai apresentar os seus resultados de formaquantitativa ou qualitativa.

 

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